Facebook Twitter


2014-09-08


Por que a Virgem Maria aparece para os homens?


Ana Lúcia Vasconcelos


 Por que a Virgem Maria aparece para os homens?

 

Primeiro Capítulo

 

    Depois da sua assunção aos céus - subida de corpo e alma, a Virgem Maria, Mãe de Jesus e Mãe da humanidade, nunca abandonou os homens, à sua própria sorte. Ao longo da história da cristandade, portanto nesses dois mil anos da passagem de Cristo pela Terra, ela tem marcado sua presença doce, suave, maravilhosamente maternal em centenas de aparições, sinais em imagens, inumeráveis prodígios, especialmente de conversão para Deus, atestados pelos incontáveis testemunhos de pessoas em diversas épocas e de diferentes nacionalidades. Sendo sempre a mesma Nossa Senhora, ela se revela, no entanto, com nomes diferentes, sob os quais passa a ser invocada.

   Assim temos Nossas Senhoras das Dores, do Perpétuo Socorro, da Piedade, da Consolação, do Bom Conselho, da Lapa, do Rosário, Aparecida, Imaculada Conceição, do Carmo, das Graças, de Lourdes, de Fátima, de La Salette, de Schoenstatt, do Divino Pranto, das Lágrimas, Rosa Mística, Rainha Vitoriosa do Mundo, Senhora de Todos os Povos, Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria, Rainha da Paz, Rainha e Mensageira da Paz, Rainha e Mãe da Misericórdia, Mãe do Infinito Amor, entre outras centenas de denominações.

 Para saber mais veja este link:

http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20Nossa%20Senhora%20.htm

 

 

Prodígios em imagens

 ocorridos no Brasil

 

   No seu livro 112 Invocações da Virgem Maria no Brasil - história, folclore e iconografia (Editora Petrópolis, 1986) Nilza Botelho de Oliveira, historiadora, museóloga e folclorista, em onze anos de pesquisa, reuniu fatos históricos e pitorescos sobre a origem das invocações marianas no Brasil, sendo obra importante de pesquisa não só para os chamados “devotos” da Virgem, mas para os interessados nas tradições religiosas.

       Neste livro, a autora fala especialmente dos prodígios em imagens ocorridos no Brasil, além de registrar as primeiras aparições da Virgem Maria há dois mil anos. Há uma imensa bibliografia sobre os milagres ocorridos em função das aparições da Virgem ao longo dos séculos, mas noticias sobre a primeira aparição eu obtive num livro do Felippe Cocuzza: Previsões de Nossa Senhora de Fátima -(Editora Mistic, 1999- Caixa Postal 157-Campinas-SP), onde ele retoma a discussão de tudo que envolve as mensagens de Fátima, a partir das remotas origens históricas de Portugal. Felippe Cocuzza explica aspectos ainda não interpretados na aparição de Fátima, segundo uma visão global da evolução da civilização e do cristianismo, que considera da mais alta importância para a humanidade: “como que um curso de espiritualidade com aulas teóricas e práticas”.

   “Podemos verificar que outros fenômenos místicos”, ele escreve, “ao longo da História, foram fatos isolados, destinados a mudar os rumos de algum acontecimento, fatos que os historiadores materialistas insistem em ignorar ou omitir, mas que estão documentados em livros de suas respectivas épocas. É bem diferente a mensagem de Fátima: não é um fato isolado, é uma seqüência de fatos, devidamente anunciados e com expressa determinação de serem publicados, incluindo o celébre segredo, até hoje inédito. E mantê-lo inédito já é uma desobediência, um desafio, um sacrilégio”.

 

 

De Paris a Medjugorje

um apelo à conversão

 

 

    Só para falar das aparições dos últimos séculos: XIX e XX têm entre as mais conhecidas, a aparição à Santa Catarina de Labouré em Paris em 1830 (Nossa Senhora das Graças); às duas crianças em La Salette, em 1846; a Bernardette Soubirous em Lourdes, nos Altos Pirineus (França) em 1858. Já no século XX registra-se a famosa aparição da Virgem em Fátima, Portugal, em 1917, a tres pastores, sendo que neste mesmo ano, registram-se os prodigiosos “milagres dos ícones” na Rússia: as reconstituições milagrosas de velhos ícones à medida em as pessoas rezavam ocorridas em várias localidades do país marxista a partir da Revolução de 1917.

      E há as outras, menos conhecidas como a aparição de Nossa Senhora do Divino Pranto, à Irmã Elisabeth da Comunidade das Irmãs Marcelinas na Itália, em Cernusco sul Naviglio, berço da Congregação, em 1924 cuja história está narrada num opúsculo editado pela Congregação das Irmãs Marcelinas de São Paulo (Rua Itapicuru, 112 e Rua Emilio Ribas 131, Perdizes, CEP 05006-020, São Paulo). Veja mais aqui:

http://www.marcelinas.com.br/marcellocandiabr/principal_interna.asp?local=10&id=117&seg=0

 

   Nossa Senhora apareceu ainda como Maria Vitoriosa do Mundo à Irmã Maria Natália na Hungria em 15 de agosto de 1942; a Senhora de Todos os Povos de 1945 a 1959 a uma senhora de Amsterdam: Ida Peerdeman; em 1947 registra-se a famosa aparição de Nossa Senhora que se identifica como Rosa Mística, em Montichiari-Fontanelle, a Pierina Gilli.

http://www.derradeirasgracas.com/4.%20Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20N%20Senhora/Nossa%20Senhora%20de%20Todos%20os%20Povos.htm

 

http://paroquiarosamistica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=62

 

      Em 1961, em Garabandal, pequeno vilarejo da Espanha, a quatro meninas; à Elisabeth Kindelmann, em 1962 na Hungria, pedindo para ser invocada a Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria, e a muitos outros confidentes espalhados pelo mundo.  Por falar nisso, já estive duas vezes no Santuário da Chama do Amor em Jacareí, construído pela Rosália Iász Morais irmã de uma amiga de Campinas, a Noemia Iász de Miranda. Elas são de origem húngara e a Rosália, há alguns anos teve a moção de ir para a Hungria ver como andava o Movimento da Chama do Amor naquele país. Ficou tão completamente seduzida pela Virgem que hoje se dedica totalmente a esta causa.

    A história das aparições da Virgem e Jesus, à vidente húngara, está no livro Chama de Amor do Imaculado Coração de Maria - Mensagens de Jesus e Maria à Elisabeth Kindelmann - Hungria, 1961-1981, editado pelo Secretariado da Chama de Amor (Rua Pereira Leite, 373 - Sumarezinho, 05442-000, São Paulo-SP-fones: (11) 3676-1215 e 3875-3626, 2a. Edição, 2001, com prefácio do padre Antonio Maria).

Leia mais nesse link:

http://www.chamadeamor.com.br/

   Em 1973, em Akita, Japão a uma ex-catequista; em 1976 na Venezuela, à Maria Esperanza, onde se apresenta como Reconciliadora dos Povos; em Ruanda, África de 1981 a 1983 a cinco jovens e uma freira; em Medjugorje, vilarejo da ex-Iugoslávia, a cinco adolescentes, de junho de 1981 até hoje, onde se apresenta como Rainha da Paz.

http://www.derradeirasgracas.com/4.%20Apari%C3%A7%C3%B5es%20de%20N%20Senhora/Nossa%20Senhora%20em%20Medjugorje.htm

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=maria&id=53

http://www.marypages.com/MedjugorjePortugues.htm

http://medjugorje.no.sapo.pt/

 

Movimentos inspirados

 pela Virgem

 

   Há ainda as chamadas moções, que levam grupos de fiéis ou sacerdotes a iniciarem movimentos ligados à Virgem, como o ocorrido com o Padre José Kentennich, professor e diretor espiritual do Seminário dos Padres Palotinos em Schoenstatt, na Alemanha, que no dia 18 de outubro de 1914, juntamente com um pequeno grupo de alunos realiza uma Aliança de Amor com Nossa Senhora.Nascia ali a Obra de Schoenstatt, hoje difundida em todo o mundo onde se cultua Maria como Mãe, Rainha e Vencedora Tres Vezes Admirável de Schoenstatt. Dados sobre o Movimento podem ser obtidos na obra Schoentstatt-Uma Introdução, do padre Engellbert Monnerjahn, editado pela primeira vez em maio de 1966, mas que, a cada ano tem novas edições atualizadas e renovadas como diz o autor alemão no prefácio à primeira edição brasileira de 1993, editado pelo Secretariado Padre José Kentennich-Avenida Nossa Senhora das Dores, 849 Caixa Postal 7050 - fones (55) 222-8188- CEP 97091-970- Santa Maria, RS. A tradução, a cargo dos componentes do Movimento brasileiro, teve, segundo consta na contra capa, colaboração valiosa do padre Gilberto Cavani.

     Maiores informações podem ser obtidas ainda nos livretos que contém a Novena da Mãe, Rainha e Vencedora Tres Vezes Admirável de Schoenstatt, editado pelo Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt de Atibaia, Rod. Dom Pedro I, Km 78 - Caixa Postal 159 cep 12940-000- Atibaia -SP, ou nos Santuários espalhados pelo Brasil e muitos países do mundo. O meu é a 89 a. Edição de 1999 e ainda neste link:

  http://insenhoraschoenstatt.home.sapo.pt/index.html

 

    Registre-se ainda a fundação da Legião de Maria por um grupo de cristãos reunidos em Myra House-Francis Street, Dublin -(Irlanda), no dia 7 de setembro de 1921, aparentemente ao acaso, mas na verdade inspirada pela Virgem. O Manual Oficial da Legião de Maria é editado pelo Concilium Legionis Mariae, de Monfort House, North Brunswick Street, Dublin-Irlanda. O meu exemplar é a 27a. Edição brasileira, traduzida da edição inglesa pelo Rev.Dr. Francisco Lopes, da Congregação do Espírito Santo. Leia mais neste link:

http://www.legiaodemaria.org.br/main.html?src=%2F

 

    E ainda a criação do Movimento Sacerdotal Mariano, em 1972, pelo padre italiano Stteffano Gobbi hoje difundido em todo mundo e que é, segundo Maria Santíssima, um poderoso exército dirigido por Ela, para conduzir as pessoas ao “seguro refúgio do seu Coração Materno”. O padre Gobbi não tem a visão, mas o que Mística chama de locução interior, ou seja, ele ouve “no coração” as palavras da Virgem e as registra.  As mensagens recebidas pelo padre Gobbi ao longo desses anos estão no livro: Aos Sacerdotes, Filhos Prediletos de Nossa Senhora, com dezenas de edições.  O meu é 12 a. Edição brasileira, tradução da 17 a. Edição italiana, de maio de 1991 com 70 mil exemplares, numa chamada edição extra- comercial a cargo do Movimento Sacerdotal Mariano Freire sobre o qual você pode saber mais neste link:

http://www.movimentosacerdotalmariano.org/