Facebook Twitter


2014-10-24


Nos domínios da mística


Ana Lúcia Vasconcelos


Nos domínios da mística

 

 

Capitulo 1

 

Afinal o que significa isso: visão ou
aparição, locução interior e revelações?


Para esclarecer os termos que vou usar ao longo desse texto, vou definir os fenômenos místicos conhecidos como: visão ou aparição, locução interior, revelações, e finalmente fenômenos extraordinários, que ocorrem em geral em locais de aparições e que são estudados pela mística - parte da ciência espiritual que tem por objeto a prática da vida contemplativa. Como esses conceitos não são muito fáceis de serem assimilados sou citar o padre Valério Alberton, autor de vários livros entre eles A Virgem Maria nas Aparições de Medjugorje (Edições Loyola, SP, 86) na sua listagem de fenômenos que ocorrem em Medjugorje e que esclareço - em outros locais e às videntes já citadas: Madalena Aumont, Vassula Ryden, Je Ne Suis Rien entre outros. 
Em Medjugorje o padre Alberton distingue três grupos de fenômenos místicos: visões ou aparições, predominantemente da Virgem Maria: os videntes já viram Jesus, anjos, santos, sendo que essas aparições são tridimensionais, isto é os videntes contemplam a visão como o fazem com qualquer outra pessoa. Falam, rezam, cantam com ela podendo tocá-la e até beijá-la. Ao segundo grupo pertencem as locuções interiores.

 Os agraciados com este dom sentem uma voz dentro do seu coração, sabem que é a Virgem Santíssima, mas não a vêm. Ele acentua a importância destas locuções que dão garantia e autenticidade às visões ou aparições. Já no terceiro grupo ele coloca os fenômenos extraordinários que são aqueles vistos por todos que ali estão e não apenas pelos videntes. Em Medjugorje ocorre este tipo de fenômenos que foram vistos em localidades vizinhas e até em pontos mais distantes como: nuvens luminosas, arredondadas ou em formação de coluna vertical, fogo generalizado no monte que, no entanto não deixa vestígio, a inscrição da palavra Mir - paz em croata, composta de enormes letras ígneas no céu, o giro do sol, de várias cores, como em Fátima e em outros locais de aparições. Eu vi alguns desses fenômenos em Jacareí, onde ocorrem aparições da Virgem, como nuvens pulsando num céu completamente nublado, luz sobre o vidente e ainda o sinal do sol que, diga-se, vejo a qualquer momento que olhe para ele e em qualquer lugar. A narração desse fato está no capítulo intitulado As Aparições da Virgem em Jacareí. 

O padre Alberton inclui ainda no terceiro grupo, as conversões e a transformação radical da população, sem falar na transformação dos videntes, jovens que mudaram radicalmente suas vidas, e desde 1981, falando de Medjugorje, até hoje, vivem para falar das mensagens da Virgem para a humanidade. Finalmente temos as revelações, ou seja, a manifestação sobrenatural de uma verdade oculta ou um segredo divino que Deus comunica para o bem geral da Igreja ou para utilidade particular da pessoa. As revelações podem ser dadas pela visão, locução ou instinto profético. No caso de profecia, para se saber da sua autenticidade, se aplicam às regras do discernimento dos espíritos que são um carisma constante na Igreja. Como os videntes de Fátima, os de Medjugorje estão de posse de dez segredos revelados por Nossa Senhora, que devem ser revelados ao mundo.

Para saber mais

 

http://www.medjugorjebrasil.com/?cat=artigos&id=311